terça-feira, 30 de março de 2010

1 Coríntios 13:13

        Graça e paz irmãos.

        Como já disse antes, 1 Coríntios 13 é um dos textos mais lindos de toda a palavra de Deus. Além de sua bela poesia, ainda nos ensina o poder do amor, mostra como todo cristão deve viver, no amor foi resumida toda a lei, pelo infinito amor de Deus, ele nos enviou seu filho, por ele Jesus Cristo nos ensinou, e ainda por amor, ele se fez maldição por nós, permitindo que o pendurássemos num madeiro.

        Portanto meus queridos, com essa grande prova de amor, Cristo nos redimiu de nossos pecados, lavando-nos com seu sangue e restaurando nossa comunhão com o Pai. Com isso já estaríamos no lucro, levando em conta nossa natureza pecaminosa e nossa ingratidão.

        Mais seu amor é muito maior que isso, tão grande, perfeito e generoso que nosso entendimento não pode alcançar. Ele nos da de Graça a vida eterna. Somente com a condição de que creiamos e confessemos que Ele é o filho de Deus e nosso único senhor e salvador.

        Não para por ai, Ele se foi, mais enviou outro igual a Ele, nosso ajudador, consolador e inseparável Espírito Santo de Deus. Que nos convence do pecado, nos orienta no caminho, e ainda distribui seus dons para edificação da igreja. Entre esses dons esta a fé, que é exigida para nossa salvação. Olha como é maravilhoso o Seu amor. Ele oferece a vida eterna e nos da à moeda de troca, só não vai quem não quiser. O Senhor nos oferece todos os instrumentos, basta que tomemos posse da fé e do amor que Ele oferece gratuitamente, e saibamos esperar em Sua grande misericórdia.

        O apostolo Paulo conclui sabiamente o capítulo 13 da primeira carta aos Coríntios com as seguintes palavras: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” 1 Co 13:13(NVI). Podemos também concluir aqui o valor destes três. O autor da carta aos Hebreus nos diz em: Hb 11:6 “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.

        No entanto, Paulo nos diz que o maior deles é o amor. Pois bem o que entendemos aqui é que: Ele se foi, mais no dia que Ele voltar não precisaremos mais de fé para crer que ele existe, pois o veremos face a face. Não precisaremos também esperar nossa recompensa, pois nossa salvação estará concretizada. Com isto a fé e a esperança não se farão mais necessárias, só o amor como um atributo de Deus permanecerá para sempre.
        Em Cristo:
        Amarildo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

1 Coríntios 13:12


Caros irmãos:
Que a paz do Senhor Jesus esteja com vocês.
Ontem foi um dia triste em nossa igreja, nossa querida irmã Marlucia nos deixou. Uma grande mulher, temente a Deus; apenas 35 anos; 4 filhos, esposa do irmão Adriano e irmã do nosso Pr. Marcelo. A dor da perda é muito grande, na proporção do amor que cada um de nós sentia por ela. Ao mesmo tempo estamos felizes, pois sabemos o que o Senhor prometeu a ela, com base nas escolhas que ela fez em sua vida.
Sempre nesses momentos de dor existem muitos questionamentos. Muitas vezes nós em nossa pequenez humana ficamos procurando argumentos para justificar os propósitos de Deus (como se Ele precisasse disso), na verdade temos medo de dizer algo que O desagrade, e ficamos dizendo frases feitas, para não expor o verdadeiro sentimento de nossos corações. Mais isto de nada adianta, pois ele nos conhece plenamente. O que temos a fazer é colocar o amor à frente da nossa imaginação, de nossos atos e de qualquer outro sentimento, para que tenhamos comunhão com o amor de Deus e possamos aceitar esses momentos extremamente difíceis com sobriedade.
A grande verdade é que não entendemos os propósitos de Deus, simplesmente porque não O conhecemos totalmente, podemos acreditar, confiar, até mesmo sentir sua presença, mais podemos conhecer apenas o quanto Ele permite que nos seja revelado. Mais não será sempre assim, o Senhor em seu infinito amor nos promete algo maravilhoso, com certeza é a maior e mais esperada de todas as suas promessas, para mim particularmente não existe nada igual. Paulo em sua magnífica inspiração nos revela esta promessa em 1 Co 13:12(NVI). “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido”.
Olha só que maravilha, hoje conhecemos o Senhor apenas como um reflexo obscuro, mas chegará o dia em que ele se mostrará a nós face a face. Nós não o conheceremos apenas em parte mais sim, plenamente, assim como ele nos conhece. É ou não é a promessa mais excitante que o Senhor nos faz, vale a pena todo e qualquer sacrifício para merecê-la, eu não perco essa por nada. E você? O que tem feito para ser digno?
Em Cristo:
Amarildo.

terça-feira, 16 de março de 2010

1 Coríntios 13:11

       Queridos irmãos:
       Graça e paz em nome do Senhor Jesus.
       Sempre que observo o comportamento das crianças fico curioso, não consigo entender a dificuldade que elas têm de amar. São extremamente egoístas, só vêem o seu lado. O amor pra elas é uma via de mão única, só que ao contrario, tudo tem que caminhar em sua direção. Gosta mais da mamãe porque mesmo que intuitivamente sabem quem pode morrer por elas. Te ama de manhã, detesta à tarde e a noite em troca de uma bala já o ama novamente. São totalmente volúveis. Seu amor é inconstante e interesseiro.
        Todos nós temos, ou já tivemos uma criança em casa. E sabe que pode parecer monstruoso, mais é verdade. Imagino que isso seja uma forma de defesa natural, elas agem assim para se protegerem.
        A boa notícia é que com o tempo, tudo isso muda, e muitos aprendem amar plenamente, em todo teor da palavra. Normalmente são pessoas felizes bem resolvidas e confiantes. Acreditam no amor de Deus e o reflete a todos em sua volta. Paulo nos fala sobre isso em: 1 Coríntios 13:11(NVI). “Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino”.
        Infelizmente muitas pessoas não evoluem. Carregam um amor infantil por toda a vida. São cheios de não me toques. O papai não gosta de mim, eu não gosto da titia, a mamãe é feia. É uma coisa horrível, adultos agindo como criança. Isso traz infelicidade, insegurança, alterações de comportamento e muitos outros males. Essas pessoas não conseguem amar plenamente, nem acreditam que possam ser amadas.
        Querido irmão, se você se sente assim ore, ore muito. Peça ao Espírito Santo que te ajude, te console, e comece acreditando no infinito amor de Deus. Ele é inquestionável, nunca duvide disto. Quando você confiar no amor de Deus, o resto será mais fácil.
        Se por outro lado você conhece alguém assim, interceda por ele, ame-o, não cobre nada. Mostre como é grande o amor de Deus. O amor que provém do Senhor pode transformar tudo, pode até quebrantar um coração, ensinando-o amar e ser amado.
Em Cristo:
Amarildo.

terça-feira, 2 de março de 2010

1 Coríntios 13:8-10

Amados irmãos:
Graça e paz em nome de Jesus.

        O apostolo Paulo nos orienta em todo o capitulo 12 de 1Co, a respeito dos dons do Espírito Santo. Ele os distribui de acordo com a sua vontade, e as necessidades da igreja. 1 Co 12:11(NVI). Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer”. V.7“A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum”.

        Esta é a forma que Deus em sua infinita sabedoria, nos oferece para que possamos combater as forças do mal. Só que os Coríntios não compreenderam, e isso estava causando separação na igreja, através do ciúme, inveja, vaidade ect. O que ainda é muito comum nos dias de hoje, e a exemplo de muitas bênçãos que o Senhor nos proporciona, nós conseguimos transformar em maldição.

        Mais Paulo mostra o funcionamento perfeito do corpo, e o valor de cada membro, cada um com sua função e seu don. Portanto no corpo humano, como no exemplo de Paulo, nós temos nervos, tendões e músculos para unir estes membros, Mas, no corpo de Cristo isso não existe. Então como manter unidos esses membros? Como é feita esta união? Paulo da à resposta em: Cl 3:14(NVI). “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”.

        Podemos então concluir que; As manifestações do Espírito são em parte, elas não são plenas em nós, Ele age de acordo com a sua vontade. Não podemos determinar quando nem onde usá-las, esta decisão só a Ele pertence. Isso as torna imperfeitas para nós, pois hoje podemos ser agraciados e nunca mais isto acontecer.

        No entanto o amor é eterno, ele é muito maior que qualquer dom, sendo um atributo de Deus nunca perecerá. Existirá eternamente junto com Ele.

        Jesus Cristo veio mais nós conseguimos compreende-lo somente em parte. Mais quando Ele voltar em sua perfeição, tudo que é imperfeito desaparecerá. Só o amor permanecerá. Pois como Paulo nos disse em 1 Co 13:8-10(NVI). “O amor nunca perece; mais as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá”.

        Em Cristo:
        Amarildo.