quarta-feira, 23 de março de 2011

Aprendendo com Jesus.

Aquele que não serve, não ama.
Aquele que não ama, não serve.
Viver segundo o mandamento do amor, pode nos parecer muito fácil, o amor, é a maior dádiva de Deus. Todos nós buscamos este incrível amor arduamente, até os mais violentos bandidos, os mais sanguinários ditadores, um dia falaram sobre o amor. Podemos ainda, ler um filósofo da antiguidade, ou até mesmo, um poeta contemporâneo dizer que ele é o mais nobre de todos os sentimentos.

No entanto, posso afirmar que ele é nobre sim, pois vem de Deus. Mais de sentimento o amor não tem nada, ele é uma questão de atitude. Nós escolhemos, amar ou não amar. Deus enche nossos corações, com seu infinito amor, e nós é que decidimos, usa-lo ou não. Quando dividimos com os irmãos ele se transforma em uma fonte inesgotável, como na multiplicação dos pães. Agora se tentarmos segurá-lo só pra nós, é como uma água parada, no início pode ser boa para o consumo, e nos abençoar, mais com o passar do tempo, pelo fato de não se renovar, ela cria lodo, larvas, e uma serie de resíduos que podem nos envenenar, chegando ao extremo de até matar.

Como disse no início o amor pode parecer fácil, mais não é. Para interagirmos com nosso irmão, através do amor, temos que praticar alguns pré-requisitos que são a base que sustenta o amor em nossas relações. Jesus nos ensina formar a base de sustentação do amor e mostra-nos os elementos necessários para que ela seja solida.

Um destes elementos é o ato de servir, não existe amor sem servidão, devemos estar prontos para servir a Deus e ao nosso irmão em todas as situações, não apenas quando podemos, quando estamos em paz com a vida, quando nos sobra tempo ou dinheiro, mas sempre que ele estiver precisando.

Se o irmão pede um prato de comida hoje, não posso esperar o dia do meu pagamento para ajudá-lo, pois ele já pode ter morrido de fome.

Se o que ele precisa é uma palavra de carinho, ou exortação, amanhã ele pode ter ceifado sua vida, caído em algum vício etc.

Fico imaginando se estivesse no lugar daquele rapaz, no meio do deserto, com somente cinco pães e dois peixes. Poderia, em meio ao meu egoísmo ter pensado: Este alimento não da nem pra mim, talvez ele ainda tivesse família ou amigos para dividir, ou poderia dizer: se entregar estes pães a multidão, não alimentarei ninguém e ainda arriscarei morrer de fome ou ser pisoteado. Temos também aquele dito popular que fala: “Não adianta desvestir um santo para vestir outro”.

Só que nessa história, o rapaz era servo e o Santo era Jesus de Nazaré, e o resto da história nós já conhecemos.

Portanto é necessário que estejamos sempre dispostos a servir, em qualquer situação que nos encontrar.

Jesus nos deixou o exemplo, Ele nunca adiou a benção, ajudou sempre que foi solicitado, na cidade, no deserto, no mar, na sinagoga, na festa de casamento ou no velório, na segunda, na terça ou até mesmo no sábado, com o consentimento dos presentes ou não.

Para servir a Deus e ao próximo, Ele contrariou leis e autoridades, quebrou paradigmas, mais nunca deixou ninguém sair de mãos vazias.

Jesus deixou muito claro, com atos e palavras, que para entrar no Reino dos Céus, temos que ser servos, veja um pouco do que Ele disse: Mt 20:26-28 “... todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso servo; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”

Jo 13:12-17 “Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”

Podemos ver que é impossível cumprir o mandamento do amor sem servir, e é impossível nos aproximar de Deus, sem cumprir o mandamento.

Pense nisso....
Amarildo Rocha.

2 comentários:

  1. RADIO GOSPEL MUSIC LIFE

    http://crescerevencercomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tive uma surpresa ao ver seu comentário em meu blog, me motivou a voltar a escrever nele... =)Já vou seguindo aqui também! Que possamos compartilhar e ser instrumentos de Deus na internet. Obrigada, fique na paz!!

    ResponderExcluir