sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mais na ingenuidade que na coragem.

        Este bichinho é a mangava, de acordo com a fisica sua aero dinâmica não lhe permite voar, por causa do seu peso em relação ao tamanho de suas asas, como ele é muito ingênuo e não entende nada de fisica, é um eximio voador.

        Não estamos aqui para falar de insetos, mais sim de uma ingenuidade natual que pode nos levar a grandes conquistas quando focamos o objetivo e não nos deixamos vencer pelas circunstâncias.

        Uma reforma na igreja como nos tempos de Lutero e Calvino, se torna cada vez mais necessária, vemos a doutrina cristã sendo deturpada, dilacerada, e ficamos inertes, com aquele sentimento de impotência diante dos poderes de satanás agindo dentro de nossa igreja, através de homens com a consciência cauterizada como nos disse Paulo em: 1 Tm 4:1-2. “Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,”.

        O que moveu Lutero nós sabemos, foi sua insatisfação com a situação daquela época, que não diferia em muito do que vivemos hoje, os atores são outros, o cenário é outro, mais o script e o diretor são os mesmos. É o diabo usando homens com sede de poder, para banalizar a Santa Palavra de Deus, até com Cristo ele tentou usar a palavra em beneficio próprio, mais ai foi ingenuidade dele, agora imagine conosco, humildes mortais, ele usa, a maioria acredita e a igreja se afasta cada vez mais da sua missão.

        Lutero era um jovem muito inteligente e sonhador, recém saído da escola de teologia onde formou com mérito, mais a doutrina pregada pela igreja naquela época não batia com a sua visão das escrituras. Ele se martirizou por algum tempo pensando ser ele o pecador. No entanto não parou de estudar até descobrir que a igreja é quem estava errada. Mais ele na pureza e ingenuidade, de um jovem que vivia enclausurado num seminário, levando-se em conta o nível de informações, e o poder político da igreja católica daquela época onde tudo era censurado. Ele em sua ingenuidade quase infantil imaginou ser um equivoco da igreja na interpretação da doutrina e que todos ficariam muito felizes com a sua elucidação.

        Quando tentou mudar, o vaticano caiu sobre ele, mesmo com todos contra ainda buscou defender suas teses, nada adiantou. Só ai começou perceber que lutava contra o poder de Roma, e a enrascada que havia se metido. Então sua única alternativa era olhar para frente, para Deus e continuar lutando, pois sua consciência e suas convicções não permitiam que recuasse.

        Será que em: Mt 18:3 “...Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Jesus estaria dizendo que devemos olhar pra frente, focar em Deus, e como uma criança ser ingênuo, a ponto de subestimar satanás? Já que nossa luta não é “contra carne nem sangue”?

        Será que se Lutero conhecesse todo o contexto político e econômico daquela época, ele um humano como nós, (levando-se também em conta que naquela época uma pena de heresia poderia levá-lo a morte), não agiria como muitos de nós hoje, achando que não valeria à pena pois a batalha já estaria perdida? Por favor, não me entendam mal, estou apenas conjecturando, quem sou eu para discutir a obra daquele que nos recolocou no caminho de Jesus.

        Só estou repetindo o que a palavra nos ensina e que é pregado de norte a sul, temos que tirar os olhos das circunstâncias, e isso talvez seja agir com ingenuidade. Ainda temos uma vantagem sobre Lutero, hoje a democracia nos permite pelo menos falar o que pensamos sem infringirmos nenhuma lei.

Pense nisso.

Em Cristo:
Amarildo.

3 comentários:

  1. Paz do Senhor grande irmão Amarildo!!

    Prazer em ler seus posts!! Perfeita sua palavra... do coração de Deus!! Cada dia que passa tbm enxergo uma necessidade de reforma dentro da reforma!! Estou terminando tbm um post que já a alguns dias redijo, que fala sobre sistemas religiosos e suas falhas, principalmente o modelo de 'religião' que vivemos em nossos dias atuais. Eu nas horas vagas confecciono alguns trabalhos de faculdade, por isso ainda não terminei, mas creio que essa semana devo postar. Continuemos a anunciar o Evangelho de Jesus!!

    Deus sê contigo hoje e sempre!!
    em Cristo Jesus;

    Stanley Roncalli

    ResponderExcluir
  2. verdade, verdadeira porém como é dificil falar de Deus pra crente, são estes que queimarão no inferno por invalidar o sacrifico do meu Senhor, isso me causa uma certa raiva, porém já que não querem ouvir vamos as esquinas, praças avenidas buscar o rebanho ferido do Senhor ah! com certeza não taparão os ouvidos

    ResponderExcluir
  3. meu Deus quase morri de amor por essa figurinha que esta na foto do seu blog, suponho que seja a neta! uma princesa realmente deixa eu morder ela, que Deus nos abençõe, um beijo no coração da familia

    ResponderExcluir