terça-feira, 24 de agosto de 2010

Rompendo a redoma da igreja

Por Hermes C. Fernandes

“Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte anunciando a palavra.” Atos 8:4

Um organismo precisa respirar para continuar vivo. A respiração é um movimento de mão dupla. Inspiramos e aspiramos. O ar entra por nossas narinas, atravessa nossa traquéia, e enche nossos pulmões, para depois ser devolvido à atmosfera.

Tente manter o ar preso em seus pulmões por alguns segundos. Você vai ficando vermelho, seus olhos começam a lacrimejar, até que você não agüenta mais e solta o ar.

Não é simplesmente do ar que necessitamos, mas da entrada e saída ininterrupta deste ar. Sem ar pra respirar, morremos. E prendendo o mesmo ar dentro de nós, também morremos.
A igreja de Cristo é um organismo vivo que também necessita respirar.

Em Seu discurso de despedida, Jesus garantiu aos Seus discípulos que lhes enviaria o Espírito Santo a fim de fossem capacitados sobrenaturalmente a dar testemunho do Evangelho:

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At.1:8).

A palavra traduzida neste texto por ‘poder’ é dinamus, que dá origem a alguns vocábulos em português, como dinamismo, dinâmica e até dinamite. Dinamus significa poder em movimento.

O Espírito Santo não apenas capacitaria os discípulos a testemunhar, como também os levaria a lugares e circunstâncias jamais imaginadas por eles, para que cumprissem a sua missão.

O mesmo Espírito que nos atrai a Cristo, nos transforma, também nos envia ao mundo.

Narrando sua experiência de conversão perante o rei Agripa, Paulo diz que Jesus se lhe apareceu, dizendo: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Agora levanta-te e põe-te em pé. Eu te apareci por isto, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda. Eu te livrarei deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio, para lhes abrir os olhos, e das trevas os converter à luz...” (At.26:15b-18a).

Observe que a comissão de Paulo se deu no exato momento de sua conversão.

O dinamus do Espírito exerce na igreja uma força centrípeta e centrífuga. Ele atrai, transforma e imediatamente envia.

Não há intervalo! Todos os que são chamados, são também enviados.

Quando o endemoninhado gadareno se viu livre de sua possessão, quis deixar tudo para seguir a Jesus, mas recebeu d’Ele outra ordem: “Volta para casa e conta quão grandes coisas Deus fez por ti” (Lc.8:39a).

No reino de Deus tudo é muito prático. Porém, quando a igreja se institucionalizou, tratou de burocratizar o que antes era promovido pela dinâmica do Espírito.

Quanto tempo de preparo precisou a mulher samaritana para atrair toda uma cidade a Cristo? Foi só o tempo de deixar seu cântaro, ir à cidade e anunciar ao seu povo: “Vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito. Poderia ser este o Cristo?” (Jo.4:29). Mesmo sabendo que Jesus era o Cristo, ela preferiu instigar aquele povo à curiosidade. Em vez de apresentar uma contundente resposta, ela instigou-os a questionar.

E aqui nos deparamos com uma importante questão: será que para testemunhar do amor de Cristo temos que esperar até que todas as nossas questões sejam respondidas?

Precisamos desburocratizar e dinamizar o processo de evangelização com urgência.

Ninguém necessita de um mestrado em teologia para anunciar aos seus amigos e familiares quão grandes coisas fez o Senhor em sua vida.

Não temos o direito de impedir o trânsito pelas portas do reino de Deus. Muitos agem como os fariseus e religiosos contemporâneos de Jesus, que se punham à porta, não entravam e não deixavam ninguém entrar. E quando alguém demonstra desejo de sair testemunhando do amor de Deus, tratam de jogar-lhe um balde de água fria.

A estes, diz o Senhor: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Fechais o reino dos céus aos homens. Vós mesmos não entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando” (Mt.23:13).

Temos que manter o trânsito livre, e para isso, o caminho tem que está desobstruído.

Veja o que Jesus disse sobre isso:

“Eu sou a porta. Todo aquele que entrar por mim, salvar-se-á. Entrará e sairá, e achará pastagens” (Jo.10:9).

Há um detalhe neste verso que tem passado despercebido. O caminho para o Reino é uma via de mão dupla. Quem entra, tem que sair. E o mais surpreendente é que só depois de sair que se acha pastagens.

As pastagens não estão do lado de dentro da cidade, mas lá fora, entre os vales e montanhas da realidade social e cultural na qual peregrinamos.

Muitos acham que vão encontrar tais pastagens do lado de dentro da igreja. Por isso, entram, e não querem mais sair. Ficam viciados em igreja.

Assim como ar que respiramos tem que ser devolvido à atmosfera, temos que devolver ao mundo as pessoas que entram na igreja. Por favor, não se escandalize ainda. Continue sua leitura, e veja se o que digo não faz sentido.

Qualquer espiritualidade que não nos devolva à realidade é maléfica e alucinógena.

Se não concorda comigo, tente concordar com Cristo, que em Sua prece sacerdotal, rogou ao Pai:

“Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (Jo.17:15-18).

Não se trata de uma questão facultativa. Fomos chamados, santificados e enviados ao mundo. Os pés formosos de que diz a Escritura, são os que estão enlameados pelo chão da vida.

Cuidado pra não confundir santificação com alienação.

A igreja não pode ser uma redoma para os seus membros. Ela tem que ser um liquidificador. Experimente colocar várias frutas em seu liquidificador. Ao ligá-lo, elas serão processadas e se tornarão numa deliciosa vitamina. A hélice do eletrodoméstico exerce a força centrípeta e centrífuga. Ela atrai as frutas para si, processando-as ao mesmo tempo em que as empurra para fora. É isso que o Espírito Santo almeja fazer na igreja.

O mesmo Cristo que diz ‘vinde’, também diz ‘ide’. E não há intervalo. A gente já vem indo, e já vai vindo.

Em vez de despendermos energia e dinheiro numa mirabolante estratégia de evangelismo (ou seria de marketing?), que tal abrir a porteira do aprisco, permitindo que as pessoas transitem normalmente pelo mundo, testemunhando o que Deus fizera em suas vidas? Haveria estratégia melhor e mais eficiente do que esta?

Elas não precisam esperar por um "ide" personalizado, vindo direto dos lábios de Cristo para elas. Não!

A bem da verdade, todos que viemos a Ele, já fomos liberados por Ele para ir. Já estamos no Caminho, indo e vindo no constante fluxo e refluxo da vida.

No texto original, Jesus não disse "ide", num tom imperativo, mas disse "indo", numa espécie de gerúndio existencial. O texto diz: "Indo por todo mundo, pregai o evangelho...". Queiramos ou não, já estamos na chuva, e quem está na chuva é pra se molhar.

O vinde é personalizado, mas o ide (ou indo) é generalizado.

Alguém poderá perguntar: E quanto aos riscos? Como enviar ao mundo pessoas despreparadas para testemunhar? Não seria melhor segurá-las o máximo de tempo possível, até que se vejam prontas?

Concordo. O risco não pode ser ignorado. Porém, vale a pena corrê-lo.

Jesus não ignorou os riscos ao enviar Seus discípulos ao mundo. Confira o que Ele diz:

“Ide. Eu vos envio como cordeiros ao meio de lobos” (Lc.10:3).

Neste texto em particular, o ide foi imperativo.

O que atenua os riscos é o fato de que o pastor das ovelhas vai à frente do seu rebanho.

“Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as leva para fora. Quando tira para fora todas as ovelhas que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos” (Jo. 10:2-5).

Será lá fora, no mundão, que as ovelhas de Jesus terão suas maiores experiências com Ele. O mundo será o cenário por onde Ele as conduzirá aos pastos verdejantes, às águas tranqüilas. E mesmo quando passarem pelo vale da sombra da morte, não terão o que temer, pois Seu cajado e Sua vara as protegerão.

O que a igreja deveria fazer é procurar levar as pessoas a uma intimidade tal com o Bom Pastor, que elas jamais confundam Sua voz com a voz do estranho. Em outras palavras, temos que aprender a discernir a voz de Deus no mundo. Seja no ambiente profissional, acadêmico, familiar, ou mesmo nos corredores do poder político, será a Sua voz que guiará a nossa consciência, e, por conseguinte, as nossas atitudes.

Portanto, já está na hora de liberarmos as ovelhas do Senhor para que cumpram sua missão de transformação do mundo.

Abramos a porteira, e deixemos o trânsito livre, pra que entrem e saiam, e assim, encontrem pastagem para as suas almas.

Não há motivo pra insegurança. Quem de fato é do Senhor, jamais abandonará seu redil.

Este Maravilhoso texto é de autoria do Bispo Hermes C. Fernandes, postado em:hermesfernandes.blogspot.com

8 comentários:

  1. AMADO DO SENHOR, QUE ALEGRIA COMPARTILHAR DO AMOR DO NOSSO DEUS COM VC,FICO MUITO FELIZ,NAO SOMENTE POR SUA VISITA E POR ME PRESTIGIAR,MAS POR SUAS PALAVRAS DE CARINHO E ENCORAJAMENTO A FORMA COMO FALO DO NOSSO DEUS. QUERIDO ESTOU DESEMPREGADA A QUASE 5 MESSES,ESPERO MESMO QUE MINHA BENÇAO CHEGUE LOGO RRSS..SO DEUS SABE O QUE TENHO VIVIDO,NAO SO POR ISSO,SAO TANTAS AS NOSSAS ANCIEDADES..HJ ORO POR TANTAS COISAS,SONHO EM TER MINHA FAMILIA,EMCONTRAR A PESSOA QUE DEUS TEM PRA MIM..MEU AMADO RRSS,TANTOS SONHOS IRMAO..E SEI O QUE E ESTAR COM O CORAÇAO TRISTE,CHORAR MUITO..SE SENTIR SOZINHO QUANDO AS VEZES ESTAMOS COM MUITAS PESSOAS A NOSSA VOLTA..SEM CONTAR OS PROBLEMAS DO COTIDIANO NAO E MESMO? MAS TENHO ORADO,ME ESFORÇADO PARA FOCAR MINHAS ATENÇOES SOMENTE NO SENHOR,E SEI QUE VOCE VENCERA TUDO ISSO TAMBEM,POIS PAPAI DO CEU NAO OLHA PARA AS VEZES QUE VOCE ERROU QUERIDO,MAS ELE CONTEMPLA A SINCERIDADE E VONTADE DO SEU CORAÇO DE VENCER TUDO ISSO, E VC VAI VENCER POR QUE MESMO NAO ESTANDO PERTO DE VC,SEI E SINTO Q VC E UM GUERREIRO,HOMEM SEGUNDO O CORAÇO DE DEUS,QUE TEM SE HUMILHADO DIANTE do PAI,E VC CONTINUARA A SER O CABEÇA DE SUA CASA,DE SUA IGREJA E VERA COM SEUS OLHOS FISICOS OS MILAGRES SENDO DERRAMADO SOBRE SEU CORAÇAO,POIS VC E PRECIOSO IRMAO..AMADO DO SENHOR E ELE CONTEMPLA CADA LAGRIMA SUA,POR ISSO SE DERRAME MESMO NA PRESENÇA DELE. EU PROFETIZO QUE A CDA NOVO AMANHECER DE SUA VIDA SERA CHEIO DE ESPERANÇA E PAZ! FICA NA PAZ HOMEM VITORIOSO. AINDA VAMOS COMPARTILHAR DAS BENÇAOS QUE CAIRA SOBRE NOSSAS CABEÇAS,E NOSSO CHORO SERA DE ALEGRIA...POIS O MAIOR MILAGRE NOS JA TEMOS..QUE E VIVER PARA JESUS,E SERMOS AMADOS POR ELE..COM CARINHO ..FABIANA.

    ResponderExcluir
  2. Amarildo, Paz....Agrdeço pela visita e concordo plenamente com o que disseste. Realmente a Igreja necessita se desprender de sua redoma: liturgia engessada, missão entre 4 paredes, evangelismo interno, dogmas intransponíveis, etc

    Já te sigo e peço que me ajude a divulgar meu blog também.
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Netto, F.A

    ResponderExcluir
  3. Querido Prof° Netto, obrigado pela visita, e pelas palavras, neste nosso primeiro contato, com certeza estarei divulgando, pois pelo que vi em seu blog, não estarei dando honras a você, e sim ao nosso Senhor.

    Querida irmã Fabiana, obrigado pela visita mais uma vez. Você me deixou muito feliz e confiante com suas palavras, saiba que te admiro muito, mesmo te conhecendo tão pouco, acho que já disse em um comentário no seu blog, mais vou repetir; sinto em todo o seu trabalho no blog, que você tem um carinho muito especial com nosso Pai, é aquele carinho de filha que mesmo depois que cresce, gosta de sentar no colo do pai, se aconchegar em seu peito e ficar quietinha. Não sei se você tem um pai terreno, mais se tiver creio que seja esta sua forma de agir, e caso não tenha deve sentir muita falta disso. Creio que se você fosse um dos doze, você seria João, e sempre repetiria aquela cena narrada em Jo 13:23 Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
    Quanto a seus anseios, como disse em seu texto, persevere que com certeza eles virão, Jesus te ama muito, e o Senhor está em busca dos verdadeiros adoradores, como você.
    Estou orando por você, o emprego pode estar muito perto, quanto ao amado, não se desespere até Deus em seu infinito poder está tendo dificuldades de encontrar, ai perto, um homem à altura de uma mulher tão abençoada e linda como você.
    Em Cristo:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  4. Olá irmão! Sempre que posto algo aproveito para visitar os amigos, rsrs. Excelente texto e acrescento o que diz Hebreus 5:14 O mantimento sólido é para os perfeitos, os quais em razão dos costumes, tem os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal, que sejamos estes, amém? Abração.

    ResponderExcluir
  5. Olá irmão Amarildo, A paz de Jesus!!!
    Agradeço a visita em meu blog e pode ter certeza que irei acolhe-lo. Sinta-se a vontade pra visitar meu blog sempre. Tbm gostei bastante de seu blog e estou te seguindo...

    Tenha um ótimo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  6. I really enjoyed reading the posts on your blog. I would like to invite you to come on over to my blog and check it out. God bless, Lloyd

    ResponderExcluir
  7. Shalom!

    PRezado irmão Amarildo, estou lhe escrevendo para agradecer seus comentários no meu site.

    Em tempo, enviei um e-mail para vc hj, vc recebeu?

    atenciosamente, Pr Marcello

    www.davarelohim.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Amarildo graça e paz!

    É muito bom encontrar a cada dia mais pessoas
    dispostas a propagar o Evangelho, O blog está sendo
    uma ferramenta muito útil pra essa finalidade, por isso
    te convido a uma visitinha em meu blog para juntos com
    sua permisão, trocar conhecimentos a respeito de Jesus.

    um abraço em Cristo Jesus.

    ass. Luciano.

    ResponderExcluir