sábado, 11 de setembro de 2010

Palmada: Qual a sua motivação?

Nesses últimos dias, está sendo veiculado na programação da Rede Globo de Televisão, um comercial apoiando o novo projeto de lei enviado pelo presidente Lula para apreciação do congresso. Projeto este, que regulamenta os métodos a serem seguidos pelos pais na educação de seus filhos ou, trocando em miúdos, a proibição da palmada, e outras práticas consideradas abusivas e violentas.

Nós cristãos, aprendemos que muitas vezes, Deus, em sua infinita sabedoria, considera uma prática como pecado ou não, de acordo com a sua motivação.

Creio que este princípio pode nos ajudar a analisar este assunto por dois ângulos:

Primeiro:

Qual é a principal motivação do nosso querido presidente ao sancionar esta lei? Será que ele está realmente preocupado com as nossas crianças? Ou ele quer tão somente fazer mais um mise en scène de fim de temporada "do politicamente correto", capaz de lhe garantir as credenciais para aspirações na ONU e que tais?

Suas aspirações são louváveis. Ele tem direito a elas, mas que educação dos nossos filhos e os direitos dos pais não sejam moedas de troca para cargos de presidente aposentado.

Ele mesmo disse, que o Brasil precisa estar entre os 30 países mais civilizados. Na maioria destes países já vigoram leis parecidas com a que querem implantar aqui. Será que isso é um avanço? Estes países estão quase todos localizados na Europa, onde sabemos que o amor já esfriou, e que o cristianismo é considerado fora de moda. É onde existe o maior índice de suicídios do mundo, onde a rebeldia é marca registrada da juventude e o islamismo caminha a passos largos.

Será que para entrarmos neste seleto grupo, não precisamos primeiro importar os modelos de governança, o tributário, o de benefícios sociais, o de educação, saúde, etc.

Quanto a Rede Globo, fica até difícil identificar sua motivação. Como o veículo formador de opinião mais poderoso de nosso país, e que mantém uma programação carregada de pornografia, idolatria e todo tipo de mau exemplo para os pequeninos finaliza contratando para garota propaganda da campanha, ninguém menos do que a Xuxa... Um modelo de apreço por valores familiares (lembrando o método que usou para ser mãe) e que mais jovem costumava empurrar as crianças no show da Xuxa que a levavam ao delírio nervoso... Ou seja, baixinho no programa dos outros é refresco...

Não concordo que deva existir uma lei para regulamentar as regras de como educar nossos filhos, a justiça não deveria se meter em uma coisa tão particular. Já existem lei punindo a violência infantial, pedofilia, etc. Leis não faltam.

Segundo:

A motivação na criação e educação de uma criança deve ser o amor. Ninguém ama mais uma criança do que seu pai e sua mãe. Ninguem a conhece melhor. Ninguem convive mais com ela. Então, imagino, que por estas simples, mas avassaladoras razões, os pais estão em condições superiores a qualquer magistrado, funcionário público, ou autoridade para julgar o que é melhor para a criança com base no amor e nos valores que deseja transmitir ao filho.

Cada criança é única, portanto ninguém do melhor que seus pais para decidirem diante de cada situação a reação adequada: uma conversa, um castigo, ou mesmo umas boas palmadas. Cada criança reage de uma forma, o que é bom para uma pode ser péssimo para outra.

Digo também que o calor de um lar, é sempre um ambiente mais favorável para deliberar sobre métodos de educação de um filho, que os frios gabinetes das varas de justiça, ou do plenário da câmara.

É claro que precisamos estar atentos aos pais criminosos que existem. Espancamentos à qualquer título não se justificam, mas para estes casos já existem leis, basta ver o estatuto da criança e do adolescente.

Uma das minhas grandes preocupações, é que os pais mais humildes, e mal informados, com medo de sofrerem as sanções da lei, sendo privados da liberdade, e ausentando-se assim de sua tarefa de provedor do sustento da família, deixem seus filhos à mercê de todos os tipos de aproveitadores, como; traficantes, cafetões etc. Estes até instruem as crianças a peitar e ameaçar seus pais caso reprovem suas atitudes.

Esta é a minha modestíssima opinião, mas como embaixador do Reino de Deus, minha opinião é irrelevante. Um embaixador não tem opinião própria, o que rege sua vida é a constituição do reino ao qual representa. Portanto a constituição do meu reino diz o seguinte:

Pv 23:13-14 “Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso  morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.”

 
Pv 29:15-18 “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.Quando os ímpios se multiplicam, multiplicam-se as transgressões, mas os justos verão a sua queda. Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.”

Estas palavras fazem parte da carta magna do Reino de Deus. Deus é eterno e imutável como suas palavras também o são. No entanto elas não estão sujeitas a; opiniões, modismos, governos terrenos ou qualquer outro tipo de poder.

  VOCÊ PODERÁ LER ESTE TEXTO TAMBÉM NO GENIZAH

5 comentários:

  1. Olá irmão!
    Eu como mãe também apoio as suas palavras.
    A bíblia nos orienta a amarmos e a educarmos os nossos filhos da melhor maneira. Eu não sou a favor dessa lei, pois tbém concordo que já tem a lei que pune a violência e a pedofilia infantil. Nós pais temos a orientação de Deus e sabemos usá-la com amor. Um grande abraço e que o Senhor tenha misericórida do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão Amarildo
    Shalom!!!!!!

    Encontrei seu blog no blog da minha querida amiga Cida.
    Já me tornei seguidora.
    Ah! Tenho um blog tb.
    http://herdeirosdedeushd.blogspot.com/
    Espero sua visita.

    Que Deus o use a cada dia mais, sendo um referencial de bênçãos por onde for.

    Deus abençoe,
    Em Cristo,
    Suely

    ResponderExcluir
  3. Olá, agradeço sua visita e aqui estou retribuindo e deixando minha opinião quanto as palmadas.
    Bem, na Bíblia no momento eu não me lembro de nada falando sobre palmada, mas sobre a vara eu me lembro!!! Aliás levei umas boas varadas da minha mãe em minha infância e não fiquei magoada por tê-las recebido, mas sim pelo motivo que me levou a recebê-las.
    Com a educação que nossas crianças tem recebido fico até com medo de pensar se essa lei "pega". Nas escolas os professores já estão apanhando dos alunos, os adolescentes matam e é dito somente que eles cometem infração.
    Acho que nem vou comentar mais, porque me vem tanta coisa na cabeça que acabo pecando, misericórdia. No entanto vou deixar minha opinião: -tá tudo errado, tudo errado!!! Enquanto estivermos abrindo mão dos nossos direitos e deveres e transferindo para terceiros nada vai melhorar e a igreja que deveria ser um meio altamente influênciador, transformador, não tem se preocupado com o "homem" como o todo. Não tem sido o modelo que deveria ser.
    Ah isso dá pano pra manga e pro resto da roupa!!!! rsrsrs...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Paz seja contigo! Sigo seu blog com prazer, unidos por um cristianismo puro e simples. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oremos e lutemos para que essas leis diabólicas caiam por terra em nome de Jesus. lei maior é a da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir